Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

17 de ago. de 2016

Um Dia Muito Gostoso: "Dia do Pão de Queijo"


Hummm... Quem resiste a um delicioso pão de queijo quentinho, feito na hora? O pão de queijo com certeza é um dos salgados mais queridos pelo brasileiro e esse sentimento é tão grande que foi até inventada uma data comemorativa para ele. No dia 17 de agosto, comemora-se oficialmente, o Dia do Pão de Queijo. E mesmo que haja divergências sobre quando surgiu essa paixão nacional, os mineiros garantem que essa história de amor já existe há mais de meio século.

Reza a lenda que algo parecido com pão de queijo começou a ser fabricado pelos escravos no século XIX, quando a oferta de ovos, leites e queijo era bastante grande na região de Minas. Porém, na época, a qualidade da farinha utilizada deixava a desejar e fazia com que o pão não ficasse tão bom quanto o que conhecemos hoje.


Ao longo das décadas e após diversas experiências, as cozinheiras da região descobriram que substituir a farinha comum por polvilho era uma ótima opção e foi a partir desse aperfeiçoamento da receita que ele caiu no gosto dos brasileiros - e dos gringos.

Famoso por ter as melhores receitas do pão, o Estado de Minas Gerais é reconhecido internacionalmente por fabricar os típicos (e imbatíveis) pães de queijo. Tamanha popularidade resultou em empresas milionárias especializadas na fabricação, comercialização e até exportação da iguaria.

E como em time que está jogando se mexe sim, a fórmula passou por diversas reformulações. Hoje, existem variações como o pão de queijo baiano, o pão de queijo com recheios (que podem ser doces ou salgados) e até pão de queijo light, à base de soja.


Pão de Queijo Tradicional

Você precisa de:
5 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 xícara de água
1Kg de polvilho azedo
1 colher de chá de sal
1 prato fundo de queijo ralado


Modo de Preparo:

- Esquente o leite juntamente com o óleo. 

- Em outro recipiente, misture o polvilho com o sal e um pouco de água, até que vire uma espécie de farelo. 

- Despeje aos poucos o preparado de leite com óleo no farelo, amasse e adicione os ovos. 

- Coloque um pouco mais de leite até que a massa fique com uma consistência boa, sem estar grudenta demais. Junte o queijo e faça bolinhas com as mãos. 

- Coloque-as em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos.

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!